domingo, 31 de outubro de 2010

ENTREVISTA DO 1º ANO COM A PROFESSORA ELENEIDE

Os entrevistadores Anderson Miranda, Josélia Silva e Francineide Vera, entrevistam a professora Eleneide Menezes Alves, da escola Poeta Jose Raulino Sampaio, a respeito do meio ambiente.
E: Professora, na sua opinião, quais são as causas da poluição e o que devemos fazer para evitá-la?

P: As causas são: a densidade populacional, a exploração dos recursos naturais, a maneira desordenada, as políticas sociais que não levam em consideração as necessidades das comunidades de baixa renda, a falta de educação ambiental.Já para evita, primeiro lugar a educação voltada para o respeito com a natureza e para o reconhecimento em que o homem bem como as outras espécies fazem parte do sistema integrante da terra, que tudo encontrasse interligado e que tudo feito ao planeta retorna ao homem.
Em segundo lugar, políticas sociais mais direcionadas para a preservação ambiental e para a sustentabilidade das comunidades dependentes diretamente dos recursos.

E: Como a senhora se sente ao ver e rever os próprios alunos da escola jogarem lixo no chão, prejudicando o ambiente. O que você faria para conscientizar os alunos na preservação do ambiente escolar?

P. Percebo que a educação deveria ser parte integrante da vida dos jovens, mas que infelizmente a família não desempenha seu papel de modo a contribuir para a consciência ecológica do educando. Mostrar ao educando a importância de manter limpo e conservado o seu ambiente de estudo, uma vez que todas as ações implicam em reações.

E. O que podemos fazer para diminuir os problemas que causam o aquecimento global?

P. Trata-se de uma fenômeno global, considerado para os ambientalistas como o processo natural que já ocorreu em outras eras da vida do planeta.
A educação ambiental e algumas políticas ou programas como os créditos de carbono poderiam minimizar os efeitos, mas não reverter.

E. O que a senhora acha que pode fazer para ajudar a preservação do meio ambiente?

P. Cada pessoa pode desenvolver e aplicar atitudes simples, mas que podem diferenciar na qualidade de vida. Aproveitamento de alimentos, reaproveitar embalagens, substituir plásticos e derivados por produtos mais fáceis de reciclar com o embalagens de aço. Evitar o consumo desordenado da água praticando economia desse recurso em suas residências e sobre tudo, tratando bem a nossa casa maior, a terra.

Nenhum comentário: