domingo, 31 de outubro de 2010

Alunos em ação desenvolvendo novas experiências

1º Seminário de Cultura e Valorização da Cidadania, organizado pelo Ensino Médio da escola Poeta José Raulino Sampaio, como parte do desenvolvimento do projeto O Uso dos Gêneros textuais nas Diversas Mídias e Saberes que por sua vez contempla o tema do projeto da rede estadual de ensino: Escola Espaço de Pesquisa e Construção do Conhecimento.


Resenhado pelos alunos do primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual Poeta José Raulino Sampaio.
A concretização


de um trabalho se dar devido a construção do conhecimento que ocorre durante um determinado período de preparação, orientado por educadores comprometidos com a construção do saber a partir dos gêneros textuais estabelecidos para tal situação.
Assim, foi a efetivação do 1º seminário desenvolvido pelos estudantes do ensino médio da referida escola que souberam articular e organizar a preparação das atividades para o desenvolvimento do seminário que aborda as temáticas relacionadas a cultura e cidadania.
Neste evento houve a participação de alunos de outras séries, professores, apoio técnico e direção da escola, bem como a comunidade local e estudantes de outras escolas, sem falar dos palestrantes que aceitaram o convite para discutir os temas do seminário sem cobrar nenhum valor financeiro.
Um ponto que chamou bastante atenção foi a participação de alunos do 1º, 2º e 3º anos como apresentadores do seminário, convidando palestrantes para dialogar sobre os assuntos tratados no projeto da escola. Outro ponto importante foram as apresentações culturais dos alunos, que trouxeram para o pátio: música, poesia popular, cordel e peça teatral, deixando o evento mais criativo e dinâmico.
Pela primeira vez a escola elabora um seminário dando oportunidade para os alunos mostrarem a sua capacidade de construir conhecimentos juntos aos educadores e palestrantes, sem falar da satisfação dos convidados e todos os envolvidos nos trabalhos desempenhados no evento.
O Ensino Médio da nossa escola não será mais o mesmo, pois ficará marcado para sempre na vida dos alunos, apesar de ser o primeiro seminário desenvolvido pelos alunos no pátio da escola, servindo de experiências para melhorar nos próximos que virão.
Que novos trabalhos surjam através da escola, pois com estas atividades melhoramos a cada dia enquanto estudante e consequente enquanto cidadão, com certeza este será apenas o primeiro, entre tantos, que iremos desenvolver durante nossa passagem pelo ensino médio, cada vez mais ganhando novas experiências e desenvolvendo novas atividades.

Nenhum comentário: