domingo, 31 de outubro de 2010

CRÔNICAS

BAIRRO ESPECIAL



Minha cidade, minha Petrolina, interior de Pernambuco porém, a capital da irrigação por onde passa o rio São Francisco mas conhecido na região como Velho Chico. Cidade acolhedora que todos que por ela passam, nunca esquecem. Realmente não deixa a desejar.
Ao longo da minha vida, passei por vários bairros, mas um chamou minha atenção pois quando vim morar no Vale do Grande Rio não gostei muito, bairro estranho, não tinha nada de interessante.
Até que um dia!
- Menina você não sabe!
- Você viu o homem que levou um tiro ontem?
- Fiquei sabendo, dizem que era um homem trabalhador.
- O comentário que rolou que foi divida de drogas.
- Não sei não, quando morre ou era bonzinho demais ou muito ruim.
- É e quem conta um conto sempre aumenta mais um ponto.
Mas com o passar do tempo, passei a ver as coisa boas do meu bairro. Uma escola maravilhosa, com professores qualificados, e moradores muito unidos.
O que eu quero dizer é que em bairro humilde também tem cultura e que violência tem em todos os lugares.

Crônica da aluna: Sara Lima Alencar 4ª fase B


É POSSIVEL FALAR INGLES!

Sempre admirei quem fala inglês. Um dia na aula de inglês, cheguei bem junto a professora, sem jeito de falar perguntei:
- Qual é o segredo pra aprender falar inglês?
Ela me olhou, devagarzinho riu, e com uma voz doce me respondeu:
- Is easy, sufficent want!
Bem! Confesso que não entendi nada que ela falou, voltei o meu lugar, bem quietinha fiquei.
No final da aula, eu já estava indo embora, quando a professora me chamou.
- Wait want to you talk!
Fui logo dizendo:
- Professora, da para nós conversarmos em português?
Novamente ela riu dizendo: tudo bem, e começou a me perguntar:
- Sei que você gosta de inglês, então o que te impede de aprender inglês?
A voz quase não saindo, respondi :
- Bem que tento mas não consigo, acho difícil de pronunciar as palavras em inglês, sem falar na gramática na hora de escrever não sai nada.
Ela me disse: - Por que não aprende as palavras que realmente você irá usar no seu dia-a-dia?
- Como professora?
Ela contente me respondeu:
- É simples, é só começar pelas palavras que você mais usa como: bom dia, boa tarde, boa noite, obrigado, por favor, com licença, desculpa.
E quando você perceber vai estar tão acostumada a pronunciar palavras em inglês que não vai parar de falar.
É realmente verdade, hoje sou uma das melhores professoras de inglês do mundo.

Carliane Fernandes 3º A