domingo, 31 de outubro de 2010

BRINCADEIRA OU AGRESSÃO?

JOSEANE MARIA DA SILVA 3º ANO “B”

Atualmente está se tornando muito comum vermos notícias de agressão nas escolas entre os alunos, é o agora chamado “bullying”, mas que existe há muito tempo nesse ambiente. Já foram conhecidos como zoações, brincadeiras sem graça que, muitas vezes, viraram agressões físicas, como foi o caso publicado pelo jornal Agência-Estado em 18/09/2009, quando um menino foi agredido por cinco colegas na escola por ser gago.
Infelizmente, casos como o citado acima, são presenciados nas escolas com freqüência, mas não com tanta repercussão, embora com muita violência. Na opinião de alguns, isso ocorre porque as vítimas, geralmente crianças ou adolescentes, não revelam aos pais e familiares sobre as agressões sofridas por preconceito. São atos de pura intolerância dos agressores que, talvez por ter sofrido agressões ou vivenciado algo semelhante em seus lares, descontam nos outros. Há quem culpe a escola por não perceber o que acontece nela, em relação ao comportamento agressivo dos alunos.
Devemos nos perguntar: e as escolas, o que tem feito para informar os alunos sobre o assunto? E os pais, por que não estão observando o comportamento dos filhos? São perguntas que todos nós devemos nos fazer. Aliás, por que não nos preocuparmos em fazer questionamentos que podem nos levar a discussões dos problemas da escola envolvendo o assunto sobre agressões e preconceitos?
Assim, concluo essa polêmica reflexão, se tudo não passa de uma brincadeira ou que seja um ato de discriminação ou falta de informação, deve ser tratada com urgência e mais freqüência nas escolas e, principalmente em casa. Acredito que há muitos leitores que hão de concordar comigo.