domingo, 31 de outubro de 2010

ARTIGO DE OPINIÃO

POPULAÇÃO INDIGNADA CONTRA AUTORIDADES.

Katiane Silvino de Oliveira 2º ano Ensino Médio

Atualmente, temos convivido com vários problemas que geram outros tantos, como os lixos espalhados em lugares inadequados, que prejudicam a saúde das comunidades. Uma questão bem polemica e alvo de preocupação é em relação à poluição, com diversas áreas inabitáveis sem que as autoridades tomem parte do assunto, em vários lugares devem ter um problema parecido.
Na cidade de Petrolina não é diferente apesar de ter uma beleza própria e benefícios para o local como e exportação de produtos. No entanto, há bairros que não estão em boas condições, mas existem os que têm boa estrutura com asfalto e sem acumulo de sujeira, local este que alguém lutou para sua melhoria.
É preciso que as autoridades se coloquem a para da situação e façam seu trabalho, pois os moradores do bairro Vale do Grande Rio, estão revoltados com tanta desconsideração, querem apenas limpar o canal, mas os moradores querem que seja tampado para evitar o mal cheiro que afeta as pessoas que moram perto, bem com a realidade em que vivemos com ruas sem saneamento e calçamento que causam sérios problemas em especial, de saúde.
Diante de tantas dificuldades não devemos desistir porque para se conseguir um lugar melhor, temos que lutar por nossos ideais, penso que se pagamos nossos impostos é para que tenhamos uma cidade limpa e organizada, sem que nenhum lugar seja excluído ou esquecido pelos poderosos.


Quem tem maior contribuição em notas baixas :
alunos ou professores ?
Jéssica Lane Lopes 3° ano B

Na última unidade os alunos do 3° ano doa escola Poeta José raulino Sampaio tiveram médias nuito baixas na disciplina de matemática, então surge a polêmica o motivo dessas notas baixas seria a professor ou os alunos? A maioria dos alunos não culpam a professora, pois podemos notar que seu papel vem sendo bem feito e com toda a competência e disciplina possível exigida.
Outras acham que a professora deveria ter novos métodos de ensinar atividades mais fáceis pelo tempo que a maioria não tem. No meu entendimento, ela vem desempenhando perfeitamente seu trabalho, o que precisa é mais atenção e participação dos demais alunos, que deveriam dar mais importância a uma matéria muito importante profissionalmente e até mesmo na vida.


O professsor é sempre culpado?


Marisa Barros 3º ano B do Ensino Médio

Os professores são antes de tudo heróis, são eles que batalham a cada dia para que os alunos possam atingir seus ideais .
Alunos muitas vezes desobedientes, rebeldes, sem nenhum interesse , chegam a escola sem nenhum objetivo, e não buscam através do professor, bons caminhos, porque é isso que o estudo oferece um futuro melhor para nossa vida.
Só que o esforço de um professor não é suficiente é preciso querer , e se a força de vontade não falar mais alto , nada se consegue.E eu acho que isso está faltando aos alunos, essas sequências de notas abaixo da média , não é culpa do professor , é um pouco de falta de atenção mesmo, porque existem alunos com notas boas.e se isso ocorre, por que alguma coisa está acontecendo.
E para que isso não continue acontecendo é necessários que os alunos não faltem, cheguem mais cedo na sala de aula e prestar mais atenção na explicação do professor.
Só assim esta história de que o professor é sempre culpado pode mudar....

POR QUE AGREDIMOS?

Francyslândia Dias de Souza 3º ano B

A agressão pode partir de qualquer pessoa, sendo de vários tipos como a agressão verbal, moral e a física. A violência gratuita que vem ocorrendo com frequência assustadora nos ambientes escolares recebe o nome de “bullying”. Bullying são as brincadeiras de mau gosto, apelidos e até surras sofridas por quem não concorda com sua opinião ou maneira de ser, etc...
O motivo das agressões acontecerem é reflexo da intolerância existente em cada um de nós. O caso de um menino de 9 anos, agredido por cinco garotos da mesma faixa etária, dentro da sala de aula e na saída de uma escola estadual, numa cidade próxima a Ribeirão Preto(SP) é um caso típico de bullying. A notícia foi divulgada no Jornal Agência do Estado e chamou a atenção da sociedade brasileira. O menino agredido sofreu agressões pelo simples fato de ser gago, reforçando a ideia de que a intolerância leva à agressão. As crianças ou adolescentes agredidos na maioria das vezes ficam em silêncio, agravando ainda mais o problema. Por sentirem medo, também não denunciam os agressores na comunidade escolar e nem aos próprios pais.
Assim, enfatizo que uma das maneiras de acabar com o bullying nas escolas é dando espaço para informação que deve ser passada aos filhos pelos pais e estes, devem fazer o acompanhamento necessário para que nossos filhos possam confiar em nós. É preciso prestar atenção nas atitudes dos mesmos, como estão se comportando na escola, e assim poderemos começar a resolver o problema.
Além disso, a escola pode e deve contribuir intervindo nos casos que venham a acontecer, necessariamente junto com os responsáveis pelas vítimas. Contudo, se o problema não for resolvido, a escola deve ser enérgica em suas decisões e procurar as autoridades competentes, como o Conselho Tutelar. Enfim, problemas como esses não podem ficar sem solução.



SERÁ QUE VALE A PENA ACREDITAR?

Manuela Bispo 3º ano B Ensino Médio

O lugar onde vivo é o Vale do Grande Rio, que significa longo curso de águas naturais. É um bairro simples e com poucos habitantes. Também com vários problemas, como muitos outros. Como todos sabemos, esse é um ano eleitoral, portanto um período de constantes articulações políticas. É o ano em que renasce a esperança de dias melhores e, no nosso bairro, são priorizados serviços como o saneamento básico, a pavimentação das ruas e área de lazer. Isso porque com a pavimentação das ruas e uma boa área de lazer ou algumas praças, nosso bairro seria mais valorizado. As crianças teriam um lugar para brincar sem ser atropeladas.
Não faltam políticos para alimentar os sonhos das pessoas. O político no seu debate eleitoreiro apresenta um planejamento convincente, de melhorias para os próximos quatro anos, se comprometendo em melhorar a qualidade de vida da população. A questão é: até quando a população vai permanecer crendo num debate só de promessas e continuar elegendo políticos que não se empenham na resolução dos problemas da população mais carente? Vão continuar vendendo seus votos? Suas consciências? Esse político merece o voto democrático dessa população?
Existem pessoas que se tornam cabos eleitorais e que se empenham nas campanhas políticas de muitos desses candidatos e os defendem com muita garra. Eles tentam de todas as maneiras convencerem as pessoas reproduzindo as promessas vãs. Por outro lado, existem pessoas conscientes do seu poder como eleitor que não se deixam levar por essas promessas.
Algo tira o meu sono só de pensar que resido num bairro onde os políticos só aparecem no período eleitoral para lesar as consciências das pessoas com promessas que nunca se concretizarão. Assim, creio que chegou o momento de abrirmos os olhos de nossas próprias consciências e escolhermos com inteligência e meticulosidade os próximos governantes desta cidade.


Absurdo: o preconceito na escola
RANIELE RIBEIRO DE SOUZA 3º ano B E/M


Há alguns dias veio à público uma mãe revoltada. O motivo dessa revolta? Acreditem caros leitores, mas o seu filho de apenas oito anos foi alvo de preconceito por parte de alguns coleguinhas por ser negro. O acontecimento passou dos limites, visto que quatro garotos da mesma idade da vítima juntaram-se e espancaram o menino. Não apareceu ninguém para acudir o garoto, nem professor, nem diretor. Hoje, o menino está internado e a mãe já afirmou que vai tirar o filho da escola.
Infelizmente fatos como o referido acima vem se tornando cada vez mais freqüente. O preconceito alcança negros, gagos, homossexuais, etc. O pior é que vem ocorrendo também entre as crianças.
Essas insanidades não deveriam acontecer no mundo de hoje, muito menos em escolas, que existe justamente para ensinar as crianças a crescerem e se tornarem cidadãos respeitosos. Se na escola acontece, infelizmente não dá pra esperar que não aconteça fora dela.
Na minha opinião, o preconceito é uma das maiores ignorâncias do ser humano, se não a maior. Isso porque somos todos iguais, independente de cor, raça, opção sexual ou jeito de falar. É uma pena que no mundo de hoje, evoluído tecnologicamente, cuja tecnologia cada dia avança mais, a discriminação ainda exista. Até parece que só o que está evoluindo são as máquinas; o ser humano parou no tempo, infelizmente.

Nenhum comentário: