domingo, 29 de agosto de 2010

O USO DOS GÊNEROS TEXTUAIS NAS DIVERSAS MÍDIAS E SABERES

Este projeto não pode ser reproduzido total ou parcial sem a devida
autorização das autoras.

ESCOLA POETA JOSÉ RAULINO SAMPAIO

Nazarete Andrade Mariano*
Cristiane Leal*
Adna Maciel*
Josileide Freire*

O USO DOS GÊNEROS TEXTUAIS NAS DIVERSAS MÍDIAS E SABERES


Tema Geral: (Estado) ESCOLA: Espaço de Pesquisa e Construção do Conhecimento Cientifico.
Tema da Escola O Uso dos Gêneros Textuais nas Diversas Mídias e Saberes.
Tema do Primeiro Semestre:O Meio Ambiente e a Valorização da Cidadania.
Tema do Segundo Bimestre: Cultura e a Valorização da Cidadania.


Componentes Curriculares: Língua Portuguesa e Inglesa, História, Geografia, Direitos Humanos, Ciências, Biologia, Matemática, Química, Física e as demais disciplinas.

Professores Participantes:

Adna Maciel; Penha Gama; Mônica Vieira; Isaias; Francinete; Juscelino; Cristiane Leal; Nazarete Mariano; Josileide; Adriane; Heleneide
e demais professores

Técnica educacional
Luciene
Educadora de Apoio (Substituta)
Carla
Secretária da Escola Poeta José Raulino Sampaio
Rosa Maria Alencar de Souza
Gestoras da Escola Poeta José Raulino Sampaio
Ivonete Menezes da Silva Gama
Josilene Freire Muniz.
Coordenadora da GRE Petrolina
Isva Modesto

Petrolina
2009.


INTRODUÇÃO

Nos discursos acadêmicos e educacionais, comumente falam-se em um ensino integrado e interdisciplinar, porque não dizer transdisciplinar, ou seja, em estratégias e situações que promovam uma educação sistemática inter-relacionada, se não com todos, pelos menos com os principais eixos que norteiam o ensino na escola básica, para que este seja de relevância aos educandos das escolas públicas e contribua à construção de meios que dêem nova dinâmica no espaço educacional, pois ainda são muitos os ranços e fatores complexos que não facilitam o acesso do alunado em atingir os pilares básicos da educação.
Levando em conta a pertinência do projeto desenvolvido em 2009, na escola em questão, pensou em dar continuidade com os trabalhos voltados para a pesquisa pedagógica e a construção do conhecimento cientifico, não apenas em Português e Matemática, mas com todos os componentes curriculares que estão a disposição de um trabalho que tem como visão, a valorização do cidadão. Essa valorização terá inicio a partir das produções textuais, sejam orais ou escritas, para que os mesmos possam percebê-las nas mais diversas formas de veiculação e nos vários componentes curriculares a disposição do conhecimento desenvolvido no espaço escolar.


JUSTIFICATIVA / PROBLEMATICA

A sociedade contemporânea vivencia a era da tecnologia, alavancada pela instantaneidade da informação que é veiculada em diversas mídias. Acontecimentos que ocorrem em qualquer lugar do mundo chegam aos mais tenros locais em questão de minutos, porque não dizer em segundos. Calamidades que aconteciam na Ásia há um século demoravam-se meses para a notícia chegar ao Brasil. atualmente, acompanhamos ao vivo pela televisão as guerras que são travadas naquele continente ou em qualquer outro.
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A tecnologia da informação surgiu como um verdadeiro “tsunami” na vida das pessoas, criando uma maior interação entre os indivíduos e as diversas mídias. Inclusive, participação da população em diversos programas de televisão, em mídias impressas, no rádio, a câmara digital e em especial na internet, entre outros.
E a escola será que vem acompanhando toda essa transformação interacional no mesmo ritmo? Será que está adequando seu espaço em ambiente com o uso das diversas mídias para interagir, nos diversos saberes, sem deixar de valorizar a construção da cidadania de forma democrática?
Pois, sabe-se que as novas tecnologias têm o mérito de proporcionar maior acessibilidade às informações, porém, também podem ser uma das responsáveis pela a alienação de toda uma geração de jovens que não conseguem se dedicar à leitura de livros importantes para a formação de sua intelectualidade, porque esses não têm as mesmas formas da televisão, do cinema e da internet.
Acredita-se, diante do citado, que a escola poderá ajudar a construir uma juventude mais crítica, que saiba fazer uso dos meios tecnológicos na construção de uma realidade mais emancipada, uma vez que a escola é um espaço de pesquisa, assim, há gradativamente a construção do conhecimento cientifico para que possam vivenciá-los nos grupos sociais em que estão inseridos, assim formando uma sociedade menos alienada e mais crítica do seu papel como cidadão.
Por essa razão, pensamos que é de suma importância nesse processo criar condições de relações interpessoais de diálogos que se estendam na construção de espaços harmônicos, recíprocos, dignos, responsáveis, afetivos e de respeito mutuo, voltados à comunidade assistida pela escola Poeta José Raulino Sampaio. Conscientes da relevância deste estudo para formação cidadã, bem como, de métodos que proporcionem prazer na apreensão do conhecimento e, dessa forma sem trauma, envidaremos esforços para alcançarmos nosso propósito.
Com efeito, este trabalho tem como perspectiva contribuir para a construção de meios que dêem nova dinâmica ao âmbito educacional na nossa
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escola, conseqüentemente no estado, uma vez que são múltiplos e complexos os fatores históricos - sociais e geográficos que implicam em muitas vezes na resistência dos alunos em aprender a aprender, a conhecer, a ser e a conviver, fato que aumenta as lamentáveis estatísticas que depauperizam a função social da escola e do educador, cujos números mostram uma esfera simplória e enfadonha sem sentindo e significado na vida dos envolvidos no processo, isto é, afetando a relação entre os discentes e docentes, a qual se manifesta numa relação distante, dicotômica e por conseguinte de disputa pelo poder, comprometendo o objetivo da educação, de promover intelectualmente aos alunos, formação crítica e reflexiva da realidade na vida e não para vida.
Dessa forma, para a efetivação das atividades propostas neste trabalho, foi necessário ver a relevância da inserção dos fatores socioeconômicos e políticos, que são intrínsecos ao cotidiano dos atores e atrizes do referido contexto, pelo fato de que tais abordagens tornam-se atrativas e os colocam não mais como sujeitos passivos, e sim, participativos da produção do conhecimento, pois, os desafios lançados serão superados uma vez que, professores e alunos sejam sujeitos constitutivos no processo de ensino e aprendizado e nas intervenções das problemáticas apresentadas.
Para tanto trabalharemos com os diversos gêneros textuais, escritos e orais nas diversas mídias, (rádio, TV, Jornal, Internet) como forma de estimular e incluir os alunos as diversas mídias, inclusive nas que estão a disposição no espaço escolar, valorizando e respeitando o ambiente que a vida ocorre com suas interações.


REFERENCIAL TEÓRICO


Diante das dificuldades encontradas no ínterim do desenvolvimento da aprendizagem, há uma necessidade de (re)significar o ensino nas escolas, para que docentes e discentes se entusiasmem buscando novas formas de compreender os diversos saberes que envolvem o ambiente escolar.
Tal estudo, basear-se-á em teóricos que fazem da sua teoria uma ferramenta da prática pedagógica, aproximando os espaços de construção do conhecimento cientifico em ambiente que a escola faz acontecer. Uma vez que
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para que o docente ensine, precisa fazer uso da pesquisa e consequentemente do conhecimento cientifico, como nos contempla o mestre Paulo Freire (1996, P.28) O professor que pensa certo deixa transparecer aos educandos que uma das bonitezas de nossa maneira de estar no mundo e com o mundo[...] é a capacidade de, intervindo no mundo, conhecer o mundo.
Pois somos seres históricos e sociais, consequentemente, podemos conhecer e intervir no mundo, naquele que nos rodeia, que nos significa e resignificamos a cada dia. É nesse resignificar que estamos melhorando enquanto seres históricos e sociais.
É pertinente que o profissional da educação esteja imbuído no aperfeiçoamento de suas práticas, com isso, a escola ganhará um novo contorno na construção do saber e no papel de cidadania que e a mesma deve desenvolver em suas práxis. Diminuindo a distancia entre os equipamentos tecnológicos e seus usuários, sendo assim essas ferramentas deixam de ser algo erudito na escola e passa a ser um recurso da educação popular e importante para o trabalho do professor.
Considerando a escola um espaço de transformação do ser em formação, em que o desenvolvimento das pessoas se dá por meio da interação dialética entre o individuo e o meio, mundo físico e social, e suas dimensões culturais e interpessoais. Para Vygotsky, "Nesse processo, o indivíduo ao mesmo tempo, que internaliza as formas culturais, as transforma e intervém em seu meio. É, portanto, na relação dialética com o mundo que o sujeito se constitui e se liberta”.
Assim sendo, não dá mais para pensar a escola, como um espaço de transmissão e repasse de conteúdo, onde a velha maquina de escrever e o mimeógrafo, que tanto serviram sejam os únicos recursos tecnológicos no ambiente de construção de conhecimento.
É neste contexto que iniciaremos o estudo com os diversos gêneros textuais com as mídias e com a parceira de várias disciplinas, para que possamos criar uma intertextualidade contextual e dialogal, para que a transposição didática garanta que os conteúdos possam ser abordados na sua complexidade e o conhecimento produzido no espaço cientifico, possa ser transformado no “ espaço escolar”, que segundo Peçanha ( 2007, p 46) “ É
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preciso que haja uma transmutação dos conhecimentos para uma linguagem mais próxima daquela usada pelo aluno.”
Para que esta transmutação ocorra é preciso que os ambientes educativos estejam disponíveis para desenvolver ações existentes neste projeto e, os alunos possam reconhecer esses ambientes e interagir.
Para tanto, a educação contemporânea deverá voltar-se para a formação de cidadãos capazes de participar na construção de uma sociedade melhor, consciente de seus direitos e deveres. Com isso, preparados para acompanharem as transformações do mundo, sem abrir mão de suas raízes.
Como nos contemplam os PCNs que:
Para desenvolver suas práticas os professores precisam também desenvolver-se como profissionais e como sujeitos críticos na realidade em que estão, isto é, precisam poder situar-se como educadores e como cidadãos, e como tais, participantes do processo de construção da cidadania, de reconhecimento de seus direitos e deveres, de valorização profissional. (Parâmetros Curriculares Nacionais, 31 1998)
Para tal, é possível criar condições que possibilitem recortes a partir da vivencia do educando para que o aprendizado se efetive, na evolução do papel social que a escola pode e deve desempenhar na vida dos estudantes.


OBJETIVO GERAL


Compreender as relações entre os gêneros textuais e mídias diversas para o uso interacional nas práticas sociais com os saberes desenvolvidos no espaço escolar, em especial, as produções textuais tanto orais quanto escritas, levando em conta o desenvolvimento e valorização da cidadania.


OBJETIVOS ESPECIFICOS


- Trabalhar os diversos gêneros textuais nas práticas sociais que envolvam os diversos fazeres pedagógicos;
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- Analisar os diversos códigos existentes nos saberes escolares com intuito de desmitificar as práticas textuais;
- Desmistificar o uso das mídias como algo distante do espaço escolar na construção do conhecimento;
- Incentivar as práticas de leitura e escrita, através uso dos gêneros nos seus devidos suportes.
- Trabalhar os componentes curriculares, das áreas de humanas e exatas, levando em conta os gêneros de circulação na sociedade.
- Socializar os gêneros desenvolvidos pelos educandos no espaço escolar como resultados da elevação do desenvolvimento acadêmico do alunado.
- Sensibilizar as autoridades competentes em relação a falta de laboratório de mídias funcional no espaço escolar.


METODOLOGIA


Tendo como fio condutor o tema geral do estado ( Escola: espaço de pesquisa e construção do conhecimento científico), bem como problemáticas levantadas na proposta do PDE ( Programa de Desenvolvimento Educacional) que entre outras questões, há um baixo desempenho intelectual e cognitivo, em especial nas disciplinas tidas como “críticas”,ressaltando a promoção de aulas mais “atrativas” e com metodologias adequadas às séries e alunos.
Pensou, com isso, desenvolver o referido projeto que articule trabalhos com atividades diversificadas, levando em conta os gêneros textuais no trabalho em sala de aula e fora dela com uso dos recursos midiáticos, para que se possam desenvolver habilidades que os sujeitos em formação faça uso nos diversos segmentos sociais.

PRIMEIRA ETAPA.

Conscientização do corpo docente em relação ao trabalho com a pesquisa no espaço de sala de aula, como tambem as práxis educacionais com uso dos gêneros textuais e as mídias pertencentes à escola.
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Discutir as ações existentes no PDE em relação ao uso da tecnologia, para que o professorado tenha maior habilidades no uso dessa ferramenta pedagógica.
Construir os objetivos específicos e metodologias por área de atuação, para que todos e todas possam engajar no desenvolvimento educacional de maneira unanime.

SEGUNDA ETAPA

Área de códigos e linguagens promoverá a articulação dos trabalhos com os gêneros textuais para as demais áreas possam desenvolver os referidos gêneros na sala de aula, respeitando as orientações teórico – metodológicas do estado.
Selecionar livros obsoletos, jornais, revistas entre outros para utilizar os gêneros textuais em trabalhos diversos, os mesmos ficarão em caixas de leituras separados por temáticas ou por gêneros, devidamente plastificados e acessíveis a todos e todas que fazem parte do processo educacional. Este trabalho contará com a colaboração dos profissionais que trabalham na biblioteca da escola, bem como dos demais professores.
É pertinente a exposição do jornal mural com as publicações mensais das atividades desenvolvidas nas diversas disciplinas.
Após a conscientização dos trabalhos os gêneros por bimestre, cada área selecionará as produções desenvolvidas pelos estudantes para a montagem do portfólio da escola. Estas produções serão selecionadas em encontros mensais para a socialização com os outros professores e seleção dos mesmos.
Fazer uma mostra de leitura dos textos produzidos pelos alunos, bem como de escritores renomados para incentivar a contemplação das habilidades desse eixo norteador nas diversas disciplinas. Homenageando os alunos leitores ( 1 de cada turno) e premiando-os material de incentivo à leitura, este acompanhamento será realizado pela assistente de biblioteca do turno da noite.
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Visitas a centros culturais e tecnológicos que ajudem no desenvolvimento acadêmico dos alunos, em especial EJA (Educação de Jovens e Adultos) e Ensino Médio, pois segundo as estáticas do PDE são os segmentos com maior índice de baixo desempenho e evasão. ( Radio, TV, Teatro, Cinema, Visita centros artesanais como Ana das Carrancas, Barragem de Sobradinho)
Vale lembrar que os professores articularão seus conteúdos aos gêneros e mídias selecionados para o bimestre em questão, inclusive estes constarão nas sequências didáticas de cada disciplina, no qual, a educadora de apoio fará um link entre as áreas do conhecimento, analisando se os gêneros planejados e vivenciados correspondem ao previsto da OTM e acompanhar o desenvolvimento das atividades para a montagem do portfólio do projeto da escola no ano 2010.
Escolher um ou dois alunos para alimentar o blog da escola, levando em consideração as produções desenvolvidas por todos os alunos da escola, os alunos escolhidos para tal atividade desenvolverá habilidades no manuseio do computador e da internet, servindo de práticas para trabalhos profissionais no futuro próximo.
É interessante que o único computador do “laboratório” que tem acesso a internet, seja prioridade para os alunos monitores, caso este não esteja funcionando a escola deverá encaminhá-los a outra máquina que tenha o acesso à internet. Blog: http://escolapoetaraulino.blogspot.com
O educador de apoio fará um calendário de uso do computador pelos monitores para a digitação diária dos trabalhos no blog.
Após a construção do portfólio e do blog, os professores selecionarão produções de todas a turmas para que a escola publique-as em um livro. Como os professores farão trabalhos orais como entrevistas televisiva e radiofônica, peças teatrais e seminários, todos estes gêneros serão gravados, será pertinente no final do ano a produção de um documentário para que viabilize a efetivação dos trabalhos dos alunos tanto os escritos (no livro e blog) quanto os orais ( no vídeo e blog).
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TERCEIRA ETAPA

Socialização da culminância do projeto com montagem de stands dos resultados dos trabalhos produzidos, incluindo apresentações culturais dos alunos e convidados voltados para a temática.
Com a publicação do livro e do documentário, os alunos serão homenageados com o momento de autografo, os mesmos farão depoimentos das experiências vividas no decorrer do ano letivo.

CRONOGRAMA POR BIMESTRE

1º BIMESTRE
Entrevistas televisiva, radiofônica e impressa.
Resenha, paródia,poema, diário, contos
Todas as produções serão compiladas em portfólio
Processo de produção do portfólio

2º BIMESTRE
Notícia, propaganda,
Peça teatral
Artigo de opinião
Crônica
Memória
Processo de produção do portfólio

3º BIMESTRE
Seminário, (folder) depoimento.
Relatos de experiências, palestras.
Carta do leitor,
Editorial e reportagem.
Cordel, carta pessoal, piadas.
Processo de produção do portfólio

4º BIMESTRE
Peças publicitárias, letras de músicas.
Exposições de arte.
Programas de televisão, campanhas sociais.
Carta argumentativa, carta de reclamação, carta de agradecimento, biografia,
Produção final e culminância.



REFERÊNCIAS.
BAGNO, Marcos. PESQUISA NA ESCOLA: O que é como se faz. 12ª edid. Loyola SP. 2002.
______ BCC- Base Curricular Comum: Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco; 2008
BRASIL. Ministério da Educação e Secretaria de Educação. Parâmetros
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: 12ª, Cortez, 1986.
MORETTO, Pedro Vasco. PLANEJAMENTO: Planejando a educação para o desenvolvimento de competências. 5ª Ed, vozes. RJ. 2010.
VIEIRA, Josenia Antunes... (et al.) REFLEXÕES SOBRE A LÍNGUA PORTUGUESA: Uma Abordagem Multimodal. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
Peçanha, Geraldo. Transposição Didática Ed. Cortez.

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