quarta-feira, 31 de março de 2010

Saraú 2º ano Ensino Médio - Língua Portuguesa



RESULTADOS DOS TRABALHOS APRESENTADOS NO SARAÚ, DA TURMA 2º ANO E/M SOLICITADO PELA PROFESSORA NAZARETE MARIANO

Apenas no dia 29.03.10 foi possível desenvolver as apresentações destinadas à esta situação didática, pois o espaço de tempo é bastante reduzido para o conteúdo e atividades estabelecida para o bimestre, nas aulas de língua portuguesa no que concerne o ensino médio.
Apesar de ter sido planejada com a professora de Matemática, não houve tempo suficiente para que a mesma trabalhasse as produções textuais escritas para que os alunos pudessem, tambem, desenvolverem na matemática a função poética, porém a professora fez um trabalho de abordagem da temática em conjunto comigo na turma em questão. Vale lembrar que, ainda não conseguimos articular situações didáticas que envolvessem os demais professores, na contemplação de conteúdo da referida disciplina, pois o elo coesivo é bastante tenro no espaço escolar.
Mas mesmo sem a contemplação de todos os saberes, o trabalho foi desenvolvido em sala de aula, no qual, a função poética foi bem desenvolvida no espaço escolar, pois a maioria dos alunos e alunas empenhou-se para desenvolver os trabalhos sobre as três gerações da poesia romântica.















Iniciou com a poesia nacionalista e indianista retratando características, autor e contexto, bem como recital da canção do exílio e em seguida o poema Juca Pirama. As alunas se colocaram como especialistas abordando os principais aspectos da poesia romântica, surpreendendo o que assistiram suas discussões e recital.












Em seguida houve a apresentação sobre a temática da poesia ultra-romântica, porém uma alguns contratempos com os componentes da equipe prejudicando assim o trabalho como um todo, pois alguns dos alunos não se preparam ou não compareceram no horário da apresentação, mesmo assim, dar-se-á um destaque a parte à aluna Alexsandra que além de ter se mobilizado para apresentar as poesias, preparou um singelo cenário retrato a angustia, a fuga e a liberdade que esta geração de poetas tanto cutuava.














A aluna tambem se preocupou de se caracterizar ao estilo mórbido dos poetas da época. O aluno Fábio e a aluna Natalia apenas fizeram uma breve leitura sem mais comentários sobre o material lido.

















Em contra partida ao segundo grupo, chegaram os alunos representando a 3ª geração, que foram além do solicitado buscaram na poesia condoreira de Castro Alves as problemas e mazelas sociais da época, transformaram “O navio negreiro” em peça teatral e recital ao mesmo tempo, simularam a sociedade escravocrata do século XVIII /XIX em uma releitura a partir dos flagelos que ocorreram com os negros deste da representação do navio que transportava os negros da África ao Brasil até a situações desde dentro das senzalas e suas fugas e luta para serem libertados.
Assim sendo, atingiu-se os objetivos aqui pretendidos, pois ao trabalhar a poesia recitada, a poesia declamada e a poesia teatralizada foi possível identificar os diferentes padrões de entonação, inclusive as intenções pretendidas pelo aluno que enunciava. Além de reconhecer as características do gênero poesia, perceberam a retextualização quando transpuseram-na para encenação teatral, trazendo para o espaço da sala de aula a linguagem e as temáticas das poesias trabalhadas para o estilo literário romântico, inclusive a identificação de elementos que constitui a tal poesia.
Trabalhos desenvolvidos como este reforça o labor do professor e suas investiduras no campo de atuação, pois percebe-se que a partir da insistência é possível desenvolver a criatividade, a critica e a iniciativa nos alunos, pois os trabalhos que desenvolvo com esses alunos desde a quarta fase EJA passando pelo segundo ano, este foi o que os mesmos se mostraram capazes de desenvolver suas intelectualidades independente dos seus problemas pessoais, que na maioria das vezes, não são poucos.
Que a partir desta aurora romântica, a turma se descubra e redescubra a cada situação didática, seja na linguagem, seja no calculo ou seja na área humana, que a dedicação e o entusiasmo destinado a este trabalho estenda aos demais trabalhos que serão propostos no decorrer do ano de 2010.
Não esquecendo de frisar que os próprios alunos sugeriram que escolhessem a melhor apresentação e o grupo selecionado faria apresentação no pátio da escola, como resultado da culminância do projeto “O uso dos gêneros textuais nas diversas mídias e saberes”, que ainda será marcado para o próximo bimestre.

2 comentários:

ESCOLA POETA RAULINO SAMPAIO disse...

Assim que estiver com as fotos do outro grupo postarei. Abraço a todos e todas. Nazarete Mariano

ESCOLA POETA RAULINO SAMPAIO disse...

Parabéns as professoras do Raulino Sampaio, bem como os estudantes que participaram dessa brilhante atividade. É uma forma de incentivar o gosto pela leitura e produção, assim como descobrir através da interdiciplinarida (Português versus matemática)a importância dessas duas disciplinas para o enrequecimento do conhecimento.