quinta-feira, 4 de março de 2010

RETEXTUALIZAÇÃO DO " CIRCUITO FECHADO 4ª FASE A e B

ALUNA: SUELLEN SOLIANO DA SILVA - 4ª FASE B - EJA
Solicitado pela professora de Língua portuguesa

Meu dia a dia

Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete, água, escova, creme dental, água, esponja, água, sabonete, água fria, toalha. Fogão, fósforo, bulé, água, café, leite, açucar, pão, xícara, manteiga, ovos, mesa, toalha, cadeira, garrafa. Casa, pano de chão, balde, detergente, rodo, vassoura, franela, lustra - moveis. Fogão, fósforo, panelas, água, som, toalha, mesa, pratos, copos, talheres, suco, jarra, cadeira, escova, creme dental, água, pente, sofá, televisão, ventilador. Escola, caderno, estojo, borracha, caneta, corretivo, lápis de cor, cola. água, sabonete, shampoo, condicionador, toalha, calcinha, sutiã, perfume, desodorante, shorte, blusa, sandália. Televisão, cama, camisola, coberta, travesseiro, ventilador.


ALUNA: JACINEIDE DE CARVALHO SANTOS 4ª FASE B - EJA

A LIBERDADE RESPONSÁVEL

Pia, escova, creme dental, água, sabonete, água, toalha, chinelo, roupa, fogão, bule, mesa, cadeira, talheres, xicara, pires, guardanapos.
Vassoura, casa, televisão, DVD, pia, louça, fogão, panela, mesa, cadeiras, pratos, talheres, guardanapos.
Escova, água, creme dental, caderno, leitura, atividade, água, sabonete, toalha, farda, tenis, escola, aula, recreio, aula. Casa, chinelo, cama, camisola, coberta, travesseiro.

Sándalia, pijama, água, escova, creme dental, piniquinho, sándalia, pijama, água, escova, creme dental, piniquinho, pente, xuquinha, espelho, caneca, fogão, café. Panela, arroz, feijão, sal,prato, colher, cadeira, mesa. Água, sabonete, shampoo, toalha, calcinha, camiseta, saia, sándalia, lancheira, bolsa. Sofá, TV.
Água, sabonete, calcinha, camisa, shorte, picolé, portão, bolsa, lancheira, sofá, TV, copo, geladeira, água fria, sofá, tv, prato, colher, pijama, cama. Água, sabonete, colônia, camiseta, calça, brinco, colar, maquiagem, sándalia, bolsa, caderno, estojo de caneta, livros, portão, cadeado, chave, portão, cadeado, chave vaso, água, sabonete, toalha, camisola. copo, prato, colher, água, escova dental, camisola, cama.




2ª - Seqüência Didática Ano 2010

ESCOLA: Poeta José Raulino Sampaio
PROFESSORA: Nazarete Andrade Mariano MAT: 268.628-0
TEMA GERAL: ESCOLA: Espaço de Pesquisa e Construção do Conhecimento Cientifico.
TEMA DA ESCOLA: O Uso dos Gêneros Textuais nas Diversas Mídias e Saberes
TEMA DO SEMESTRE: Meio Ambiente e Valorização da Cidadania.
ÁREA: Linguagem
DISCIPLINA: Língua Portuguesa
Eixo Norteador: 2 Leitura e Compreensão de Textos e 3. Análise Linguística e reflexão sobre a língua.
ANO: 4ª FASE A e B
TEMPO: 10 aulas ( 40 minutos)

I. CONTEÚDOS:
1. Leitura e Compreensão de textos:
Tipologia narrativa ( O Circuito Fechado)
2. 1. Produção e compreensão de textos escritos
(Re)textualizar o texto O Circuito Fechado.
3. Análise Linguística e reflexão sobre a língua.
Função do substantivo na nomeação de personagens e lugares.

II. OBJETIVOS

- Identificar a função do substantivo na nomeação de personagens e lugares.
- Refletir sobre as diferentes linguagens, como formas de o homem criar e expressar significados.
- Analisar a função destinada ao uso de uma nomenclatura gramatical.
- Reconhecer a importância dos elementos da narrativa a partir do texto Circuito Fechado.

III. RECURSOS

• Textos de diversos gêneros em envelopes
• Folhas de oficio
• Cartolinas
• Quadro branco e pincel / apagador
• Livro didático
• Caneta e lápis
• Data Show e notebook



IV. METODOLOGIA / APLICABILIDADE
1º MOMENTO: Primeiro momento os alunos receberão uma cópia do texto “ Circuito Fechado”, para que os mesmos façam uma primeira leitura como forma de reconhecimento prévio do texto em geral, em seguida, será feita uma releitura com a intervenção da professora , para que os estudantes possam perceber os elementos que compõe o texto, como a tipologia, os personagens, o espaço e tempo.

2º MOMENTO: Dando sequência a atividade, será retomado ao texto para abordar sobre os nomes existentes no texto, para em seguida nomear e identificar a classe gramatical dos “ substantivos” e a função destes na nomeação de personagens e lugares.

3º MOMENTO Após todas as análises pertinentes a função do substantivo na nomeação de personagens e lugares, os alunos irão produzir a (re) textualização do texto em questão, levando em conta a rotina de cada aluno, bem como no que concerne ao ambiente em vive. Vale lembrar que a professora de matemática irá fazer um gancho a partir dos textos aqui trabalhados, no qual, iremos desenvolver a temática defendida para este ano letivo.
4º MOMENTO Os alunos irão fazer a reescrita levando em conta em que parte do texto precisam melhorar ou modificar, analisando a produção com detalhe, fazendo uma relação do título com o texto produzido.

V. AVALIAÇÃO

Para fazer uma avaliação precisamos levar em conta os objetivos aqui pretendidos, pois se não for atingindo alguns dos objetivos é porque a situação didática não atingiu a construção do conhecimento de forma integra.
Pretende – se que os alunos: Identifique a função do substantivo na nomeação de personagens e lugares.Bem como, refletir sobre as diferentes linguagens, como formas de o homem criar e expressar significados, reconhecer a importância dos elementos da narrativa a partir do texto Circuito Fechado.
O Professor irá fazer uma avaliação contínua no processo de produção e compreensão de textos orais, levando em conta a pertinência da prática desenvolvida durante o fazer saber, bem como os conteúdos sempre a partir dos gêneros textuais trabalhados na unidade.

VI. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
Peçanha, Geraldo. Transposição Didática Ed. Cortez
Módulo do Gestar II
Internet
Jornais: do Comércio e Diário de Pernambuco.
Koch, Bentes, Cavalcante. Intertextualidade: Diálogos Possíveis. 2ª Ed, SP: Cortez, 2008.

Um comentário:

Aderlandia disse...

eu sou uma pessoa bastante estrovertida!!!!