quinta-feira, 11 de março de 2010

PROFESSORA DA VIDA - RESENHA SOBRE O FILME ESCRITORES DA LIBERDADE

Resenhado por Alexsandra Coelho Moreira, 29 anos, estudante do 2º ano do Ensino Médio da escola Poeta José Raulino Sampaio, solicitado pela professora de Língua Portuguesa Nazarete Mariano

Filme, Escritores da Liberdade, dirigido por Richard Lagravenese, 48 anos, nasceu em outubro de 1959 nos EUA, é produtor e tem vários longa metragem, como: P.S. Eu Te AMo em 2007; Paris Eu Te Amo 2006; A década Under the Infuencer 2003 e Escritores da Liberdade em 2007.
Escritores da Liberdade é um filme classificado como gênero Drama. O enredo é baseado em fatos reais, estrelado pela Atriz Hillary Swank, que vive a personagem da professora " Erin Gruwell". A história se passa por volta do ano de 1992, onde a cidade de Los Angeles vive uma verdadeira guerra nos seus bairros mais pobres, causados por gangues que são movidos pelas tensões raiciais.
Em meio a este drama, que o elenco vive essa história afim de mostrar que o mundo todo, assim como em Los Angeles, tambem existe esses tipos de problemas em nossa sociedade.
Este filme nos apresenta vários problemas, porém de certa forma tambem nos ensina a enfrentá-los. O mesmo nos fala de uma turma de alunos, que nem os próprios acreditam em sua capacidade, pois até então nunca encontram que lhes dessem qualquer tipo de apoio.
Até que um dia aparece uma professora muito jovem, entusiasmada para ensiná-los e de repente, não é correspondida, a indiferença é um dos sentimentos que predomina naquela sala de aula. E a medida que tenta se aproximar deles, estes ficam mais resistentes, ficando, com isso, cada vez mais difícil assistir as aulas, que por sua vez fica falando sozinha em vários momentos.
Mesmo assim, com toda essa indiferença, não se deixa convencer por suas atitudes, então resolve ir à luta para ajudar seus queridos alunos, primeiro vai a diretora informar sobre o que se passa e pedir seu apoio, na qual não lhe dá atenção alguma, pelo contrário, tenta fazer com que ela desista de seus objetivos, pois não acredita na capacidade daqueles alunos e alunas.
Desde então, tenta várias formas de aproximação e nada, nem ninguém reage. Até que tem a ideia de lançar im diário onde, poderiam escrever o que pensa, o que faz, o que já se passou com cada um. Muito otimista acha que desta vez tudo começa a dar certo.
Através dos diários acaba descobrindo que se trata de pessoas frustradas, traumatizadas e com medo de reagir às dificuldades e aos prazeres que a vida lhes oferece e, quando não tem apoio de ninguém, tudo se torna mais difícil é o que acontece a estes.
Então, a Senhora "G" (assim chamada por seus alunos) dedica-se dia após dia e esses, deixando até mesmo sua vida pessoal completamente abandonada e, acaba, com isso, perdendo seu marido, mesmo assim, para ela o mais importante agora é trazer aquelas criaturas para o mundo real, ensinando como enfrentar seus dilemas, passa a viver a vida deles.
Acreditando no seu trabalho, resolve arranjar mais dois empregos para conseguir dinheiro e comprar o material para sua jornada diária, sabe-se que este compromisso deveria ser da própria escola, que por sua vez se acha no direito de negar.
Diante da situação, compra vários livros com histórias muito parecidas com as de cada um, trabalhando a leitura, em especial o livro sobre a vida de Anne Frank, onde a mesma conta que viveu uma trágica história em sua vida, descobrem que são pessoas capazes de reagir, de aprender e não se deixar levar pelas amarguras que a vida causa.
Esse drama nos mostra como devemos agir diante de situações semelhantes, pois é o que vemos, muitas vezes sem nos dar conta que isso tambem acontece em nosso meio.
O referido filme é muito importante, pois pode ajudar pessoas com vidas muito complicadas. deve ser visto principalmente pelos jovens de diversos grupos sociais, sejam pobres ou ricos, todos tem seus problemas.
O mais importante é que muitas vezes na vida um professor se torna mais amigo dos seus alunos que sua própria família, é o que acontece com a Senhora "G" e seus alunos. Seria muito bom se no mundo de hoje tivessemos algumas dessas senhoras "G".

Um comentário:

ESCOLA POETA RAULINO SAMPAIO disse...

Parabéns Alexsandra, continue escrevendo. Você vai longe!

Professora Nazarete Mariano