sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

PRODUÇÕES DO ALUNOS A PARTIR DA SEQUENCIA 1

Seqüência Didática


ESCOLA: Poeta José Raulino Sampaio
PROFESSORA: Nazarete Andrade Mariano
TEMA GERAL: ESCOLA: Espaço de Pesquisa e Construção do Conhecimento Cientifico.
TEMA DA ESCOLA: O Uso dos Gêneros Textuais nas Diversas Mídias e Saberes
TEMA DO SEMESTRE: Meio Ambiente e Valorização da Cidadania.
ÁREA: Linguagem
DISCIPLINA: Língua Inglesa
Eixo Norteador: 1. Produção e compreensão de textos orais e Leitura e 2.Compreensão de Textos e 5. Analise lingüística
ANO: 3º ano
TEMPO: 10 aulas ( 40 minutos) e 8 aulas ( 50 minutos)



I. CONTEÚDOS:
1. Vocabulários diversos sobre meio ambiente e valorização da cidadania.
2. Interpretação de texto em Inglês desenvolvendo a temática do projeto da escola.
3. Música Imagine de John Lennon, interpretando a temática do projeto.
4. Produção de paródia.

II. OBJETIVOS
• Familiarizar vocabulários voltados para a temática do projeto.
• Desenvolver o listen, speak and write.
• Desenvolver o senso critico em relação a valorização cidadã e meio ambiente.
• Construir a retextualização da música para a paródia.

III. RECURSOS

• Cópias de textos
• Cd e micro sisten
• Figuras e objetos
• Quadro branco e pincel
• Dicionários

IV. METODOLOGIA / APLICABILIDADE
1º MOMENTO: 04.02 a 26.02.2010
No primeiro momento será feita uma dinâmica rápida de apresentação para uma sondagem dos novos alunos sobre as perspectivas em relação ao terceiro ano do ensino médio, bem como ao ensino de Língua Portuguesa. Logo em seguida será aberto uma discussão sobre linguagem oral, levando em conta as colocações dos alunos e das alunas em relação a temática abordada.

2º MOMENTO:
Pegando um gancho sobre a discussão de linguagem oral, do texto e da música colocar no quadro léxicos sobre o meio ambiente e a valorização cidadã para que os alunos escrevam e conheçam as palavras diversas, bem como fazer a oralidade dos referidos vocabulários.
.

3º MOMENTO

Desenvolver atividade impressa para interpretar a música de John Lennon com questões em português, pois a clientela tem muita dificuldade de compreensão de textos, ou até mesmo palavras em inglês. Após essa interpretação fazer uma palavra cruzada para que os alunos reconheçam e familiarize os vocabulários.

V. AVALIAÇÃO
Para fazer uma avaliação precisamos levar em conta os objetivos aqui pretendidos, pois se não for atingindo alguns dos objetivos é porque a situação didática não atingiu a construção do conhecimento de forma integra.
Fazer uma avaliação contínua no processo de produção e compreensão de textos orais, levando em conta a pertinência da prática desenvolvida durante o fazer saber, bem como os conteúdos sempre a partir dos gêneros textuais trabalhados na unidade, será atribuído de 0 a 3,0 pontos.

VI. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
Baccarin, Marcelo. GLOBETREKKER. Inglês para o ensino médio. Volume único.
Dicionário de inglês longman. 2ª edição


A PARTIR DESTA SEQUÊNCIA DIDÁTICA OS ALUNOS PRODUZIRAM E APRESENTARAM SUAS PARÓDIAS EM SALA DE AULA. VEJA ABAIXO:

TITULO - IMAGINE; ALUNO (A)= ROGÉRIO FERREIRA E CLEIDEJANE SILVA 3º ANO B

Imagine Petrolina
Vivendo de reciclar
Os catadores sendo dono
Do lugar que está

Imaginar o Velho Chico
Morto por nossa culpa aaaa

Imagine o homem
Do Norte ao Sul
Bebendo água do esgoto
Este é o nosso futuro

Imagine o céu azul
Hoje transfomado em cinza
Eu cansei de ser um pingo
perdido nesta Tsunami
Mas com você já me sinto
Um oceano deslumbrante.

Imagine um desejo
Ver tudo melhorar
Onde o paraíso que almejo
Podemos todos realizar

Imagine o céu azul
Hoje transformado em cinza aaa
Eu cansei de ser um cego
Perdidos nesta escuridão
Mas com você eu já vejo
Uma luz de salvação.


IMAGINE (PARÓDIA DE MANUELA BISPO E MARISA BARROS) 3º ANO B

Imagine que não haja flores
e os passaros não cantem mais
tudo ficaria triste
uma flores sem animais

Imagine todas as pessoas
vivendo com poluição

Imagine nao existir paisagens
nem serras sensacionais
são lugares impoortantes
para todos os animais

Imagine todas as pessoas
Vivendo a vida como parasitas
sem conforto nenhum
as margens de uma ilha
talvez alguém lhe diga
que você é um sofredor
mas não é o último
desejo que você se junte a nós.

Imagine não existir passáros
cobras e lagartos
se você continuar
com ganacia e fome
uma destruição humana haverá.

IMAGINE (PARÓDIA DA ALUNA CLAUDIANA PASSOS FEITOZA) 3º ANO B

Imagie se o nosso mundo não ouvesse poluição e desmatamento
que tudo fosse quase um paraiso
de preservação ambiental
imagine todas as pessoas
preservando a nossa natureza

Imagine não existir aquecimento global
não é díficil de previnir
nada de morte de animais
e pessoas tambem.

Imagine todos vivendo na mais bela paisagem natural
talvez digam que sou uma sonhadora
mas quem na vida não sonha
desejo que um dia
todos se unam para lutar
pelo o que é belo e bonito
que é o nosso meio ambiente

Imagine não existam tantas fabricas,
impresas e prédios
tão poluentes para o nosso mundo
sem ganância e dinheiro
uma fraternidade humana.