sábado, 2 de maio de 2009

Ativade da seção 2 atividade 10 gestar II matemática

Roteiro de atividade da Seção 2 atividade 10

Introdução

A teoria de aprendizagem significativa criada por Ausebel afirma que uma nova informação deve ser relacionar à estrutura cognitiva do aprendiz, fazendo com que o significado lógico do material de aprendizagem se transforme em significado psicológico para o sujeito , ou seja, uma nova informação deve ser relacionada com os conhecimentos anteriores do aprendiz para facilitar o entendimento de seu conteúdo,(Moreira, 1982).
Partindo desse pressuposto faz-se necessário que a Matemática seja trabalhada em primeira estância
com o conhecimento prévio do aluno , estabelecendo articulações com diversos conteúdos no intuito de promover a matemática voltada para à cidadania, contextualizada e intesdisciplinar.
Cada professor ficou responsável em produzir um relatório , informando estratégias didáticas, conteúdos matemáticos envolvidos, dificuldades de ordem matemática apresentada pelos alunos e dificuldades de ordem didática.
O objetivo de trabalhar essa temática( A Matemática como proposta cidadã na família) foi promover a interdisciplinaridade com a professora de língua Portuguesa na escola em que leciono .A professora da referida disciplina abordou o tema família. A partir desse texto(família) os alunos na disciplina de matemática analisaram e discutiram o papel de cada membro da família, no intuito de promover a economia doméstica, em especial no que tange a água.
1º etapa: Cada aluno na data determinada levou a conta de água relacionada a seu consumo e de sua família onde aconteceram momentos de discussões referentes as informações contidas na sua própria fatura.
2º etapa: Interpretação de textos não literários utilizando a temática água, abordando
conteúdos matemáticos inseridos,sendo que ao todo foram três textos.
3º etapa Foram utilizados procedimentos matemáticos no intuito de explanar os conteúdos que foram contemplados nessa seção.Inclusive na I unidade a professora sentiu a necessidade de revisar o conteúdo equação do 1º grau com os alunos da IV fase,
em determinado momento situações da vida prática envolvendo a água foram transformadas nesses tipos de equações, sendo necessário os alunos usarem os conhecimentos adquiridos nessa unidade para encontrar essas soluções.
4º etapa: Além da interdisciplinaridade com língua portuguesa estabelecer essa ponte com a professora de Ciências relacionada a cosciência ambiental, o estudo da água com recurso hídrico esgotável.
5º etapa: Realizar as atividades sistematizadas, em determinados momentos, de forma coletiva e por vezes de forma individual.
Os conteúdos matemáticos envolvidos nessa seção foram medidas de capacidade,razão em especial porcentagem, regra de três, equações do 1º grau, multiplicação e divisão envolvendo decimais, sistema monetário brasileiro, interpretação de textos não literários com enfoque em conteúdos matemáticos, noções de estatística(interpretação de dados), consciência ambiental e a importância de preservar o Velho Chico e atitudes para evitar o desperdício de água.
Visto que o papel do educador Matemático tem por objetivo formar um sujeito atuante capaz de contextualizar e interligar os conteúdos matemáticos ao seu cotidiano.É notória que ao interligar diversos conteúdos numa temática a priori os alunos sentem-se desorientados ou incapazes de cumprir tal situação, mas a partir do momento que o professor estimula essa prática o educando começa a perceber que a matemática é algo intríseco em sua realidade.
As dificuldades de cunho didático é que de forma inadequada a Matemática nas salas de aula durante muito tempo foram vistas sem conexão de conteúdos propiciando um educação desprovida de uma aprendizagem significativa e voltada para a cidadania o que não deve ser pertinente a nossa realidade de prática docente.

Profª Cris Leal